Povo Indígena Kadiweu

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Os Kadiwéu, também conhecidos como “índios cavaleiros”, são os integrantes da única “horda” sobrevivente dos Mbayá, um ramo dos Guaikurú.
Organizados numa sociedade com nobres e cativos, viveram do saque e do tributo sobre seus vizinhos. Os vizinhos também faziam a reprodução do povo, as mulheres kadiweu não geravam filhos, ou apenas um, quando no fim da idade reprodutiva. 
Os capturados em guerra, preferencialmente crianças e mulheres, eram incluídas na sociedade como cativos ou gootagi.
Os Kadiwéu pertencem à família lingüística Guaikurú, na qual se incluem outros povos do Chaco, que são os Toba (Paraguai e Argentina), os Emók, ou Toba-Mirí (Paraguai), os Mocoví (Argentina), os Abipón (extintos) e os Payaguá (extintos).
Há, na língua Kadiwéu, muitas diferenças entre as falas masculina e feminina. É interessante notar que os descendentes de Terena que vivem entre os Kadiwéu usam apenas o português para se comunicar na aldeia (não usam a língua Terena nem entre si). 
Os Mbayá dividiam-se em diversas hordas, cada uma com um nome específico que se associava a acidentes naturais dos locais que habitavam. Uma delas, a dos Cadiguegodis, tinha, no século XVIII, o seu território banhado por um riacho que os índios chamavam de Cadigugi. Tudo indica que esta última horda seja a dos ancestrais dos Kadiwéu atuais. A horda dos Kadiwéu foi a última a migrar para o lado oriental do rio Paraguai, e era a única sobrevivente já na segunda metade do século XIX.
Os Kadiwéu vivem hoje em território localizado no Estado do Mato Grosso do Sul, em terras em parte incidentes no Pantanal matogrossense. O seu território tem como limites naturais a oeste os rios Paraguai e Nabileque, a leste a Serra da Bodoquena, ao norte o rio Naitaca e ao sul o rio Aquidaban. 
Dentro deste território, a população Kadiwéu se divide entre quatro aldeias. A aldeia maior, Bodoquena, localiza-se no nordeste da Terra Indígena, ao pé da Serra da Bodoquena, vizinha à aldeia Campina, que fica já no alto daquela serra. A aldeia Tomázia localiza-se no sul da Terra Indígena. Também no sul encontra-se a aldeia São João. Habitam esta última aldeia principalmente índios Terêna e remanescentes de Kinikináo. Algumas famílias Kadiwéu vivem ainda em pequenos grupos, em localidades no interior da Terra Indígena mais afastadas das aldeias principais, onde criam pequeno gado.
A Terra Indígena Kadiwéu está no município de Porto Murtinho. Bodoquena é a cidade mais próxima da aldeia maior (60 km), seguida de Miranda e Aquidauana.
A primeira notícia que se tem dos Guaikurú data do século XVI, proveniente de uma expedição européia que adentrou a região chaquenha à procura de metais preciosos no interior do continente.
Muitos grupos Mbayá estiveram sob a influência de reduções missionárias a partir do século XVIII.
O povo kadiweu teve uma participação importante na Guerra do Paraguai. Eles lutaram em favor dos brasileiros e ganharam como recompensa o território que habitavam e onde até hoje habitam (não sem muitos conflitos).
No passado, as hordas Mbayá se dividiam em “tolderias”. A tolderia, onde havia uma casa coletiva, era a menor unidade política e econômica, que reunia a parentela de um “capitão” e os seus cativos. As famílias de “capitães” compunham-se dos Mbayá de nascimento, que hoje são recordados como famílias de Kadiwéu “puros”, conforme a elas se referem, ou os goniwtagodepodi ejiwajigi (“nossos senhores Kadiwéu”), sendo ejiwajigi a sua auto-denominação. 
As decisões políticas e de interesse geral do grupo estão fortemente centralizadas na figura do capitão e seus assessores. O direito de chefia é hereditário. Hoje, tal direito é reconhecido como “naturalmente” pertencente ao bisneto primogênito do Capitãozinho, um venerável líder do passado. 
Arte
Os finos desenhos corporais estampam rostos com desenhos minuciosos e simétricos, traçados com a tinta obtida da mistura de suco de jenipapo com pó de carvão, aplicada com uma fina lasca de madeira ou taquara. No passado, a pintura corporal marcava a diferença entre nobres, guerreiros e cativos.
As mulheres Kadiwéu produzem belas peças de cerâmica: vasos, pratos, animais, enfeites de parede, entre outras peças criativas decoradas. 
Podemos também ver a arte Kadiwéu expressa nos cânticos das mulheres velhas, nas músicas dos tocadores de flauta e tambor, e nas danças coletivas
O indivíduo Kadiwéu recebe um nome por ocasião de seu nascimento e quando da morte de um parente. Durante os ritos funerários, os parentes do morto têm seus cabelos cortados. Aquele que corta o cabelo em sinal de luto é chamado okojege. As mulheres velhas, conhecedoras destes ritos, se reúnem durante o funeral para decidir o nome mais adequado para o enlutado. Quando se perde um parente próximo é também possível adotar alguma outra pessoa para preencher a falta do morto. Um parente adotado nestas circunstâncias é chamado godokogenigi. A este também se dá um novo nome e se lhe corta os cabelos. 
Além de ritos funerários, praticam também o que chamam de “Festa da Moça”. Ritual de iniciação feminina, submete a menina que passa pela menarca a uma reclusão de dois dias e a uma dieta rigorosa. Não pode pisar o chão e nem olhar para animais. No clímax do ritual, esta menina é “abanada” com um pano vermelho bordado com miçangas e penduricalhos nas pontas (o “abanico”, wajuide) e, deitada de bruços, será pressionada na altura dos rins por uma mulher da aldeia cuidadosamente escolhida por seus familiares, pois suas características serão assimiladas pela menina.
O Navio é um longo ritual. Faz referência à Guerra do Paraguai, notada, entre outros aspectos, pela afixação, a cada lado da entrada do navio de tabocas que construíram para ser o espaço ritual, de bandeiras estilizadas do Brasil e do Paraguai. O Navio mimetiza um navio de guerra, tal como os que os Kadiwéu dizem ter visto, no passado, a percorrer o rio Paraguai.
O chefe do Navio é o personagem chamado Maxiotagi, ou o “Macho”. Maxiotagi é um personagem Xamakôko (embora o ator seja Kadiwéu), da etnia que foi a principal fonte de cativos no passado. A sua função no ritual é ditar as ordens que condicionam as cenas do seu desenvolvimento.
Maxiotagi, que é cego, tem seus companheiros, Ligecoge, “os Olhos do Macho”, e Lionigawanigi (Pequeno), que o auxiliam em suas atividades. No Navio também há o Delegado, o Sargento (Jajentege), os cabos e os escrivães (Nidikuna). E também Ixotece Gonibedona Gonibegi, ou “Dedo-no-Cu”, que se encarrega da “ronda”. A regra máxima no Navio é não poder rir, sob pena de ser preso e/ou pagar uma “fiança”, cobrada, geralmente, em forma de gado a ser abatido na hora, abastecendo o churrasco coletivo dos vários dias deste ritual.
No período ritual, a rotina da aldeia é totalmente modificada e todos se comportam como se estivessem sob voz de comando, só agindo conforme as ordens do chefe. Durante o Navio, todos os homens da aldeia são chamados de “soldados” e todas as mulheres, de paraguaias (gaxianaxe), e representam presas de guerra. Há também um papel particular para as mulheres velhas, que são no grupo quem guarda os cânticos sagrados. Essas mulheres, conhecedoras únicas da linguagem dos cânticos, que os jovens não sabem traduzir, cantam à maneira de repente sempre que um acontecimento importante advém ao grupo. Os seus cânticos recordam fatos históricos e guardam a memória dos capitães e seus grandes feitos, além de comentar, com base em sua história e cosmologia, os fatos atuais. As mulheres velhas cantam (ou “rezam”) no Navio para livrar os presos.
O momento ritual é preenchido também por danças masculinas (nabacenaganaga, ou “bate-pau”) e femininas, pela música entoada por seus instrumentos típicos, a flauta (natena) e o tambor (goge), por brincadeiras e jogos (sobretudo os que demonstram o desempenho físico dos homens, lembrando os godapoagenigi), e pela apresentação dos “bobos” (bobotegi). Apresentam-se mascarados, o corpo também dissimulado, irreconhecíveis, dançando suas “polcas” específicas, assustando as crianças a quem pedem prendas.
Há também um Padre no Navio, que batiza como os padres dos cristãos e simula ritos de cura, como o do nijienigi (o xamã Kadiwéu).
Resumo das informações do site https://pib.socioambiental.org/pt

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